Bom dia, bom dia! Nada melhor do que começar o dia com os nossos cereais preferidos. Deixamo-vos aqui a receita de um sucesso: Granola caseira.

Granola é uma mistura de grãos de cereais, frutos secos e sementes que após serem envolvidos em gordura e adoçantes e irem ao forno, tornam-se deliciosos e crocantes.

Existem imensas versões comerciais nos supermercados mas, como sempre, vem carregadinhas de açúcares refinados, gorduras nocivas e aditivos alimentares. É tão fácil de fazer e tão mais saudável, que não se justifica comprar. Mais, fazendo em casa dá-nos a possibilidade de personalizar adicionando os nossos ingredientes preferidos o que também é ótimo.

Podes acompanhar com panquecas, iogurte, fruta ou papas! Garanto-vos que nunca mais vão querer outra coisa!

/Tina

Ingredientes:

  • 5 chávenas de flocos de cereais integrais (eu usei aveia e arroz tufado, mas podes usar outro, como centeio)
  • 4 chávenas de nozes e sementes (usa os que gostares mais. Nós estamos sempre a variar consoante o que temos em casa no momento – nesta receita específica usei 1 chávena de castanhas-do-pará, 1 chávena de cajus, meia chávena de sementes de chia, meia chávena de linhaça inteira, meia chávena de amêndoas inteiras e meia chávena de sementes de girassol; se preferires, podes triturar ligeiramente as nozes num processador alimentar)
  •  1/2 chávena/ 125ml de xarope de arroz ou mel
  • 1/2 chávena/ 125ml de óleo de coco
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 chávena/ 250ml de extras (usei arandos secos nesta receita mas, noutras já usamos uvas-passas e chocolate negro por exemplo)

Pré-aquece o forno a 150ºC.

Mistura os flocos de cereais integrais, as nozes e as sementes numa taça grande. Leva a lume médio uma panela pequena com o xarope de arroz, o óleo de coco e a canela, até ficar fundido e uniforme.

De seguida, junta a mistura líquida à taça dos cereais e envolve tudo muito bem, de forma a não ficarem partes secas pois, caso contrário, não ficam crocantes.

Espalha a mistura num tabuleiro e leva ao forno durante 30 minutos ou até a granola ficar dourada. A cada 10 minutos, mistura os flocos, de forma a ficarem tostados de maneira uniforme.

Depois de sair do forno, a mistura vai continuar húmida e mole, e isto é normal, pois só depois de secar e arrefecer completamente é que vai ficar dura e crocante. Mexe a granola até arrefecer totalmente, senão corres o risco dos flocos colarem. Depois é só guardar num recipiente bonito e está feito!

Nhamm!

Print Friendly
  • Adoro granola Carolina! Mas claro que adapto a parte dos cereais a misturas sem glúten! Boa publicação, as fotos estão ótimas! Parabéns e muito sucesso 🙂

    • Hoje em dia já começa a ser relativamente fácil adaptar todas as receitas a necessidades especiais (como as dietas sem glúten).. Obrigada, espero que sigas 😀 **