Parfait de Amêndoa, Coco e Maçã

Não há nada melhor que uma boa sobremesa, e este Parfait de Amêndoa, Coco e Maçã é delicioso!

E já só faltam 20 dias para o Natal. Como assim? 20 dias?! O tempo passa a correr e, por vezes, nem damos conta disso. Entre as tarefas todas do dia-a-dia, já estamos a organizar os dias de natal e as delícias que queremos fazer. Por norma, as sobremesas desta época são sempre bastante pesadas – muito chocolate, muitos fritos e muito açúcar. Não digo que não sejam boas, e nesta altura sabe bem, mas cá em casa gostamos de ter também opções mais leves e, de preferência, com fruta.

Se gostam de sobremesas com maçã, então vão adorar este parfait! É leve, com poucos ingredientes e tão delicioso!! Experimentem e partilhem connosco o resultado!

Dezembro é um mês onde paramos para refletir sobre o ano que está a terminar. Os nossos sucessos, as dificuldades, onde queremos melhorar e evoluir e ainda traçar novos objetivos para o próximo ano.

Já sabem que somos da opinião que devemos fazer aquilo que nos faz bem e felizes. Se há algo que queiras mudar, muda. Devemos seguir as nossas ambições e lutar, por mais que seja difícil. Na maior parte das vezes passamos o tempo a lamentar e a imaginar como gostávamos que fosse a nossa vida, ou o nosso emprego, mas não fazemos nada para mudar. Esse é o caminho mais fácil. Há uns meses a Xana escreveu um post sobre isto de não ter medo de arriscar, de sair da nossa zona de conforto e ir em busca daquilo que nos faz feliz.

Não tenho dúvidas que 2019 vai ser um grande ano, cheio de desafios e mudança, mas como não posso contar tudo agora, as novidades ficam para um próximo post!

 

Ingredientes: (para 3 taças individuais)

Camada de Amêndoa

  • 150gr de amêndoa torrada sem pele
  • 3 tâmaras descaroçadas

Camada de Coco

  • 1 lata de ml leite de coco
  • 2 c. de sopa de xarope de agave
  • 1/2 vagem de baunilha

Camada de Maçã

  • 4 maçãs médias
  • 1/2 c. de chá de canela em pó
  • 1/2 c. de chá de gengibre em pó
  • 2 c. de sopa de xarope de agave
  • 1/3 chávena de água

Caramelo

  • 1/2 c. de sopa de manteiga de amêndoa
  • 1 c. de sopa de óleo de coco derretido
  • 1 c. de chá de xarope de agave

Num processador alimentar pequeno, tritura as amêndoas e as tâmaras até obteres um granulado. Reserva.

Coloca numa taça média o leite de coco (usar apenas a parte espessa), o xarope de agave e o interior da vagem. Com uma vara de arames mistura tudo muito bem até formar um creme homogéneo. Coloca no frigorífico.

Para fazer a camada da maçã, começa por cortar a maçã em pequenos cubos. Leva ao lume uma frigideira com a maçã e junta os restantes ingredientes. Envolve tudo e deixa cozer durante aproximadamente 10 minutos, até a maçã ficar mole. Deixa arrefecer.

Por fim, para fazer o caramelo, basta juntar os três ingredientes numa taça pequena e misturar bem com uma colher.

Para montar o parfait, usa copos de vidro e dispõe em camadas: 1º amêndoa, 2º maçã, 3º coco. Repete cada uma das camadas e termina com o caramelo (para ficar mais bonito, decorámos ainda com bagas de romã).

NOTA: Coloca a lata de leite de coco no frigorífico no dia anterior de forma a endurecer.

 

Parfait de Amêndoa, Coco e Maçã Parfait de Amêndoa, Coco e Maçã Parfait de Amêndoa, Coco e MaçãParfait de Amêndoa, Coco e Maçã

 

Print Friendly, PDF & Email