queques simples com chocolate

Quem é que não gosta de um comer um bolinho à tarde com um chá a acompanhar? Estes queques simples com chocolate são ideais!

Já estamos em Setembro! Sou só eu que acha que o verão passa sempre a correr? Parece que passamos meses à espera dos dias quentes e das férias e, num piscar de olhos, estamos de volta à rotina de trabalho.

Estes últimos três meses foram de mudança. Acabei a licenciatura no final de Junho e dou por mim na segunda semana de trabalho! É verdade, comecei a trabalhar no início deste mês! Ainda aproveitei os meses de Julho e Agosto para passear, conhecer locais novos, descansar, cuidar de mim, visitar a família que está no Sul e passar bons dias com amigos, para agora entrar na minha nova rotina renovada e cheia de força!

É claro que os cozinhados nunca são esquecidos! No meio do descanso e dos dias de praia, arranjamos sempre tempo para ir para a cozinha criar e experimentar novas receitas para partilhar com vocês!

Sempre gostei muito de bolos simples, mais sequinhos, sem aquelas camadas todas de creme e chantilly. Deixo esses para os dias de festa! No meu dia a dia por vezes apetece-me um doce e nada melhor do que ter um bolinho feito por nós para acompanhar com um chá.

Já fiz estes queques várias vezes e nesta receita introduzi o chocolate para ficar mais guloso, mas é opcional. Ah, outra coisa, estes bolinhos são muito práticos porque são ótimos para congelar e ir tirando do congelador à unidade, seja para comer em casa ou até para levar para o trabalho ou escola.

Experimentem e depois digam-me o que acharam! Podem introduzir outros ingredientes como, por exemplo, umas raspas de limão ou de laranja. Tenho a certeza que fica delicioso!!

Uma semana feliz,

/Tina.

 

Ingredientes (para 10 unidades)

  • 150gr de farinha de espelta integral
  • 150gr de farinha de milho
  • 1 pitada de sal
  • 1 c. de chá de fermento em pó
  • 1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 vagem de baunilha
  • 60ml / 1/4 cháv. de óleo de coco
  • 250ml / 1 cháv. de bebida de aveia
  • 125ml / 1/2 cháv. de xarope de agave

Para a cobertura:

  • 100gr de chocolate negro (mínimo 70%)
  • 1 c. de chá de óleo de coco

Pré-aquece o forno a 180ºC.

Começa por envolver todos os ingredientes secos numa taça grande.

Retira o interior da vagem de baunilha e junta aos secos.

De seguida, adiciona os ingredientes líquidos, batendo sempre com a batedeira, até formar uma massa homogénea. Atenção, se o óleo de coco não estiver em estado líquido, deve-se derretê-lo antes de juntar à mistura.

Dispõe a massa em formas de silicone, em quantidades iguais, e leva ao forno durante 15 a 20 minutos. Para ficar com a certeza que estão cozidos, podes fazer o teste do palito (espeta o palito num queque e se sair sequinho é sinal que podes retirar do forno).

Entretanto, leva o chocolate partido em quadrados a banho maria com o óleo de coco e deixa derreter completamente.

Com a ajuda de uma colher, decora os queques com o chocolate.

queques simples com chocolate queques simples com chocolatequeques simples com chocolatequeques simples com chocolate queques simples com chocolatequeques simples com chocolate

 

Print Friendly, PDF & Email