Posso dizer que nunca fiz tão pouca praia como neste verão, estou bem branquinha!

Não sei se foi por não ter ido de férias, ou por ter começado a trabalhar, simplesmente não tenho tido vontade de estender a toalha na areia e ficar deitada o dia todo. Por outro lado, sinto cada vez um prazer maior em acordar cedo ao fim-de-semana e ir passear pela praia, molhar os pezinhos e ler um bom livro.

Andei a ler o livro “Viver Devagar” que nada tem a ver com viver a vida devagar mas sim, em lidar bem com a vida no meio do caos natural. Adorei a maneira como a autora Maria Cordoeiro expõe o seu estilo de vida.

O livro está dividido pelos meses do ano, 12 capítulos onde em cada um relata as rotinas, planos, dicas e hábitos que vive com a família. Há uma preocupação constante ao longo do livro em apelar a um estilo de vida mais ecológico, sustentável e, acima de tudo, mais humano. Relembra a beleza na simplicidade de pedir uns ovos ao vizinho, costurar umas meias em vez de as deitar fora e comprar outras, largar as redes sociais, ter a casa cheia, brincar com os filhos, fazer o pão em casa e ainda fazer os preparativos para o natal com três meses de antecedência.

A autora desafia fazer um exercício que consiste em pararmos para pensar nos pontos altos que vivemos ao final de cada semana. É maravilhoso para aprendermos a valorizar os pequenos momentos de felicidade.

E, com isto, deixo-vos aqui um pequeno momento de felicidade que vivi em cada garfada desta tarte crua de lima e abacate. Simples e maravilhosa, como a vida.

/Xana

 

Ingredientes

Base

  • 125 gr de avelãs
  • 10 tâmaras medjool
  • 3 colh. de sopa de cacau puro em pó
  • 1 colh. de sopa de óleo de coco
  • 1 pitada de sal

Recheio

  • 240 gr de feijão branco
  • 1 abacate
  • 5 c. de sopa de óleo de coco
  • Sumo e raspa de uma lima
  • 3 c. de sopa de leite de coco (parte espessa)
  • 125 ml de xarope de agave

Para fazer a base da tarte, começa por colocar as avelãs num processador alimentar e triturar até estar bem moída. Junta as tâmaras sem o caroço, o cacau, o óleo de coco derretido e o sal e tritura novamente até formar uma pasta.

Forra, com papel vegetal, uma forma redonda (24 cm) com fundo removível. Coloca a massa na forma e pressiona firmemente até ficar bem lisa. Coloca a forma no congelador enquanto fazes o recheio.

Agora, passamos ao recheio.

Coloca todos os ingredientes num processador alimentar e tritura até formar um creme homogéneo. Coloca este creme na forma, por cima da base, e leva ao congelador.

Nota: retira a tarte do congelador 10 minutos antes de servir.

Para decorar, podes colocar o que mais gostares. Nós decoramos com pepitas de cacau cru, coco ralado e folhas de hortelã. Uma sugestão deliciosa é colocar como topping chocolate negro derretido e frutas!

Print Friendly