Areias de manteiga de amendoim

Bolachas…para mim são sinónimo de perdição. Tenho mesmo de me controlar quando estou perto de uma caixinha destas criaturas malvadas.

A solução para este meu “problema” é fazê-las em casa, assim posso usar apenas ingredientes bons e saudáveis e não me sentir tão culpada. Claro que não convêm comê-las todas logo de uma vez (apesar de ser difícil, eu sei!).

Estão carregadinhas de nutrientes fantásticos, gorduras saudáveis e fornecem imensa energia. São ótimas para comer, por exemplo, 1 horinha antes de um treino intensivo!

Eu sou uma fã incondicional das tradicionais Areias (aquelas bolachas de manteiga que quando se trinca parece que se desmancham todas de uma vez), mas as versões comerciais são péssimas. Têm gorduras trans, manteiga de má qualidade, açúcar branco, farinha refinada e imensos aditivos e conservantes.

Pode-se fazer a versão tradicional em casa, o que já é um ótimo avanço, mas eu gosto sempre de elevar as coisas a outro nível: esta bolacha é vegana (não leva ovos, manteiga e leite), integral e é completamente e irresistivelmente fantástica! Tem aquela caraterística própria do “desmanchar na boca” que eu falei!!

Ai, só de pensar já me dá vontade de ir fazê-las, até porque são a coisa mais rápida e fácil de fazer de sempre! A sério, experimentem, vão A-MAR! /Carol

Ingredientes: (para 14 bolachas)

  • 1 chávena / 260 gr de manteiga de amendoim
  • 1/2 chávena / 100 gr de açúcar mascavado
  • 1 chávena / 125 gr de farinha de trigo integral
  • 1 colh. de chá / 4 gr de fermento em pó
  • 1 pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 colh. de chá de baunilha

Pré-aquece o forno a 200ºC.

Começa por bater a manteiga de amendoim e o açúcar. De seguida adiciona todos os restantes ingredientes – farinha, fermento, bicarbonato e baunilha.

Faz pequenas bolinhas achatadas e leva ao forno, sobre papel vegetal, durante 10 minutos. Tira o tabuleiro do forno e deixa que as bolachas fiquem completamente frias, pois só frias é que ficam mais durinhas.

2 thoughts on “Areias de manteiga de amendoim

  1. Helena says:

    Sempre adorei este tipo de bolachas! Adoro a sensação de as ter a desfazer na boa. Então assim junto com um leitinho… Hmm que delícia!
    Mas é verdade, as comerciais são um pavor no que diz respeito aos ingredientes que levam. Por isso já há imenso tempo que não como bolachas deste género.
    Eu tenho também, ultimamente, tentado cortar em quase todos os tipos de açúcar. Gostaria de saber, se tentar substituir o açúcar mascavado desta receita (por, por exemplo, melaço ou xarope de ácer), se a característica areada da bolacha se iria perder.
    Tenho mesmo saudades de comer destas bolachinhas e mal posso esperar para pôr mãos à obra. Obrigado!

    • Winzheimer's says:

      Olá Helena! Estas bolachas são verdadeiramente deliciosas! Nunca tentamos fazer com os ingredientes que mencionaste, fizemos sempre com ingredientes secos como o açúcar mascavado, daí não podermos garantir a textura. No entanto, talvez resulte com xarope de ácer ou geleia de arroz. O melaço não aconselhamos, pois como tem um sabor muito forte e caraterístico vai alterar o sabor da bolacha. Independentemente da forma como o faças, dá-nos o teu feedback! Estamos curiosas para ver se resulta! Boa sorte!

Comments are closed.

pt_PTPortuguês