O blogue tem andado um pouco parado, nós sabemos. Já estávamos preparadas para aproveitar as férias para cozinhar, atualizar posts antigos e trabalhar nas nossas futuras encomendas/workshops. Bem, está visto que nada disto está a ser cumprido. Surgiram no mês passado convites para formações e cursos de cozinha saudável e vegetariana para crianças. Foi um desafio que abraçámos com imensa vontade e curiosidade, pois foi algo que nunca tínhamos feito. Estas formações exigem muita dedicação em termos de tempo e trabalho, o que não deixa muito espaço para o blogue. Para compensar trazemos aqui uma receita verdadeiramente incrível: esta Tarte Banoffee.

Fizemos para o aniversário da nossa mummy na semana passada e foi um sucesso total! Super leve, é uma tarte crua (não vai ao forno) e com 3 camadas/texturas diferentes. Achamos também que ficou super bonita.. Se algum dia quiserem impressionar alguém, façam esta tarte!

Bons cozinhados e ótimo verão!

/Tina

Ingredientes:

Para a base

  • 400 gr de bolachas digestivas
  • 5 colh. de sopa de óleo de coco derretido

Para o recheio

  • 150 gr de caju
  • 350 gr de tâmaras (demolhadas durante aprox. 30  minutos)
  • 3 bananas maduras

Para a cobertura

  • 600 ml de leite de coco (de lata)
  • 1 colh. de chá de extrato de baunilha
  • 3 colh. de sopa de xarope de arroz

Para decoração

  • raspas de chocolate negro (mínimo 70% de cacau)

Começa por triturar num pequeno processador as bolachas digestivas até ficarem em farinha. Coloca numa taça e envolve o óleo de coco muito bem.

Forra, com papel vegetal, uma forma de fundo removível com 24 cm de diâmetro, deita a bolacha e pressiona firmemente com a ajuda das mãos. Coloca no frigorífico de forma a que o óleo de coco endureça.

De seguida, faz-se o recheio. Num processador, coloca os cajus, que devem estar ligeiramente torrados, e tritura até obter uma manteiga (caso necessário, acrescenta água até a mistura ficar leve e esbranquiçada). Adiciona as tâmaras previamente demolhadas e tritura tudo novamente.

Com a ajuda de uma espátula, espalha este creme por cima da camada de bolacha. Entretanto, corta as bananas em fatias com cerca de 1 cm de altura e dispõe por cima do creme de tâmara e caju.

Para fazer a cobertura, coloca o leite de coco numa taça juntamente com o extrato de baunilha e o xarope de arroz e bate ligeiramente com umas varas até estar tudo bem envolvido. Dispõe esta mistura na forma, por cima da banana, e leva ao frigorífico durante, pelo menos, 4 horas.

O ideal é deixar no frigorífico de uma dia para o outro de forma a que fique bem firme.

Para decorar, espalha por cima raspas de chocolate negro (mínimo 70% de cacau).

 

Print Friendly