Há meses que andamos a dizer “temos de publicar esta sopa, temos de publicar esta sopa…” e finalmente chegou o dia!
É maravilhosa e super leve! Cá em casa, ao jantar, domina sem sombra de dúvidas a nossa veia alemã. Na Alemanha, o mais comum é jantar umas tostas, queijo, sopa, patês ou saladas (e salsichas ahah!), daí não estarmos habituadas a jantares pesados como são alguns pratos tradicionais. Desde sempre jantamos cedo e seguindo esta linha. Porém, algumas sopas, principalmente as de feijão e grão, não caem nada bem à noite pois podem causar mau estar e inchaço. Para as pessoas que sentem estes efeitos, a sopa Pho é uma ótima opção porque não é rica em verduras e leguminosas.
Já é muito conhecida na internet, tem origem vietnamita e a tradicional é feita com carne. Nós demos-lhe o nosso toque pessoal fazendo a versão vegetariana e a juntar uma das nossas especiarias favoritas: estrelas de anis! Esta especiaria dá um sabor muito particular aos pratos tornando-os ainda mais cativantes e especiais.
Ingredientes: (6 porções)
- 4 colh. de sopa de azeite
- 2 cebolas
- 2 lt de água
- 2 estrelas de anis
- 2 colh. de sopa de miso (nós utilizámos o Genmai Miso)
- 150 gr de massa de arroz
- aprox. 10 folhas de alface
- 200 gr de tofu
- coentros frescos
- 1 ovo cozido (opcional)
- sementes de sésamo
- q.b. sal grosso
- q.b. pimenta preta moída
Coloca o azeite num panela de sopa juntamente com a cebola cortada em gomos e deixa refogar. Quando a cebola estiver translúcida acrescenta a água fervida e as estrelas de anis.
Deixa ferver o preparado, adiciona a massa de arroz, que deverá cozer durante 6 minutos e, de seguida, junta a alface cortada em tiras e o tofu em cubos.
Retira do lume, envolve o miso e serve em taças individuais. Nós acompanhámos com ovo cozido, coentros frescos e sementes de sésamo.
NOTA: O miso nunca deve ferver, caso contrário irá perder todas as suas propriedades. Por isso, junta sempre no prato (cerca de 1 colher de chá) depois da sopa pronta ou reaquecida.