Estava a caminho de casa após ter tido aulas em Aveiro o dia todo, quando olhei para o meu lado direito e deparei-me com algo numa montra que há meses ansiava provar – quinoa, amaranto, millet, arroz e trigo biológico tufado, sem nada mais, sem aqueles ingredientes chatos que perseguem todas as embalagens (conservantes, corantes, aromatizantes e muitos mais). Instantaneamente entrei na loja e comprei-os todos com o resto dos trocos que tinha na carteira! São mesmo fantásticos, ótimos para pôr em cereais, sobremesas ou até como snack ao longo do dia.

Aqui em casa, e acho que já referimos isso várias vezes, herdamos o gosto pelo “petiscar” durante o dia, certamente o herdamos da minha mãe, que é sem dúvida a pessoa mais gulosa por docinhos que alguma vez já conheci! Em tempos, isso tornou-se um mau hábito e acabávamos por comer vários produtos processados e até alguns que pensávamos estar a comer algo bom e nutritivo por dizer “integral” ou “sem adição de açúcar”.

Felizmente, ao longo do tempo aprendemos que muitos produtos induzem-nos em erro e acabam por ter imensos malefícios para a nossa saúde. Com esta conversa chata, consegui convencer a minha mãe a deixar de comprar esses produtos com a condição de ter doces feitos por nós, com ingredientes que, apesar de não deverem ser abusados, são bem melhores do que os comprados!

Mais uma excelente razão para optar por doces feitos em casa, é o contributo para a diminuição de extração de óleo de palma (já repararam que tudo o que está no supermercado tem este óleo? Para além de ser prejudicial para nós, está a ser sem dúvida um grande problema ambiental).

Estão com vontade de começar a evitar os produtos processados? Então comecem por esta nossa versão de Raffaellos, que são… MA-RA-VI-LHO-SOS! A textura do creme e a bolacha dos originais é difícil de recriar em casa mas o sabor garanto que está lá.

/Xana

Ingredientes: (20 bombons)

  • 230 gr de amêndoa (sem casca e sem pele)
  • 200 gr de chocolate branco (utilizamos um que tem frutose como substituto do açúcar/glicose)
  • 60 gr de raspas de coco (e mais um pouco para envolver as bolas no final)
  • 10 gr de amaranto tufado (opcional)
  • 2 colh. de sopa de óleo de coco (sólido)

Começa por triturar as amêndoas no processador. Quando a amêndoa estiver bem moída junta as rapas de coco e o amaranto.

Entretanto, derrete o chocolate branco e o óleo de coco em banho-maria. Junta ao preparado e mistura tudo. Agora, a massa está pronta para fazer bolinhas e envolver nas raspas de coco.

P.s.: Podes levá-las ao frigorífico ou deixá-las cá fora. A diferença vai estar na textura da trufa, quando entra em contacto com o frio o óleo de coco solidifica, ficando mais durinha.

 

Print Friendly