Este é provavelmente o bolo mais conhecido, fácil de fazer e comum nas nossas casas. É perfeito para um lanchezinho a meio da tarde com um bom chá, ou como sobremesa a acompanhar uns morangos.

Há uns anos fazíamos a versão tradicional, com açúcar branco, óleo vegetal, farinha refinada, etc, mas, à medida que fomos ganhando mais consciência do quão estes ingredientes são nefastos para a saúde, começamos gradualmente a reinventar este clássico.

Primeiro, introduzimos as substituições mais óbvias, isto é, começamos por utilizar o azeite, a farinha de trigo integral e o açúcar mascavado, e vimos que ficou igualmente saboroso e com uma consistência muito agradável.

Mais recentemente, decidimos levar as coisas ainda mais longe e substituir os ovos por linhaça e usar farinha de arroz integral em vez de farinha de trigo integral. Ficou absolutamente perfeito!

Aqui está uma prova que o segredo não está em nos privarmos das coisas que gostamos, mas sim fazer escolhas inteligentes para tornar essas mesmas coisas aliadas do nosso bem-estar!

/Tina

 

Ingredientes:

  • 1 chávena/medida de iogurte (usamos iogurte grego natural)
  • 4 ovos de linhaça (1 ovo de linhaça = 1 colher de sopa de linhaça moída + 2 colheres de sopa de água morna)
  • 3 chávenas de açúcar mascavado
  • 4 chávenas de farinha de arroz
  • 1 colh. de sopa de fermento em pó
  • 1 chávena / 250 ml de azeite
  • 1 chávena / 250 ml de bebida vegetal

Pré aquece o forno a 180ºC.

Num recipiente, junta todos os ingredientes do bolo e bate, com a ajuda de uma batedeira, até obteres uma massa lisa e homogénea.

Unta uma forma com óleo de coco e polvilha com farinha.

Leva ao forno durante 45 a 55 minutos. Podes fazer o teste do palito – espeta o palito no bolo e, se este sair seco, é sinal que o bolo está pronto!

Print Friendly