Esta receita é um clássico.
Normalmente, ao sábado, é dia de jantaradas em casa de amigos. Antes de sermos vegetarianas não tínhamos que pensar duas vezes no que iria ser o jantar. Não vos vou dizer que é fácil ter uma vida social e espontânea quando se opta por uma alimentação alternativa.
Felizmente, os nossos amigos adaptaram-se e tentam ter sempre o cuidado de não nos fazer passar fome e ougar os pratos deles. Há sempre alguma lasanha suculenta ou uns cogumelos recheados deliciosos à nossa espera.
Aquilo que nunca ninguém se lembra é que também gostamos de petiscos e entradas, estando a mesa, muitas vezes, limitada a patês de atum e de frango.
Como solução aos nossos “problemas” passamos a levar entradas que agradem a todos. Uma delas é este patê de grão-de-bico. Não é uma receita inventada por nós. É um clássico e um prato tradicional árabe.
Para além de absolutamente delicioso, é muito versátil. Acompanha uma simples sandes, uma salada e até pode completar um prato principal. É também rico em cálcio e ferro, nutrientes essenciais para uma alimentação completa. Ah, e é tão mas tão fácil de fazer…eu ando seriamente viciada!
/Xana
Ingredientes
- 3 chávenas de grão-de-bico cozido
- 6 colh. de sopa de azeite
- 6 colh. de sopa de água
- uma mão cheia de folhas de coentros (podes usar outras ervas, como manjericão ou salsa)
- sumo de 1 limão
- 2 colh. de sopa de tahini (manteiga de sésamo – existe em hipermercados, mas também é simples de fazer em casa)
- 1 colh. de chá de cominhos em pó
- 1 colh. de chá de paprika
- sal e pimenta a gosto
Tritura todos os ingredientes, exceto a água, num processador de alimentos. Quando estiver tudo bem envolvido, acrescenta a água e tritura novamente.
Serve o Hummus com paprika em pó e um fio de azeite.
Nota: Podes guardar num recipiente hermético no frigorífico até uma semana.