Hello hello,

basta sentir um friozinho que me sinto imediatamente inspirada para fazer doces. Será normal? Este leite creme surgiu como uma reinvenção de uma das primeiras receitas que partilhamos aqui no blogue. Agora foi melhorada (será isso possível?), ainda está mais cremosa e deliciosa.

Como sabem, desde há um mês e meio que estou a morar na minha nova casinha. Desde então, tenho feito bastantes jantares e lanches de inauguração.

Eu adoro uma casa cheia de bagunça, de barulho, de alegria e de união e por isso mesmo não me importo nada do trabalho que dá convidar toda a minha família e amigos. O desafio destes jantares tem sido agradar a todos quando chega a hora de comer, o que não é fácil. Quando se cozinha para muitas pessoas, há sempre alguém que não gosta de alguma coisa, até de batata, já disseram que não gostavam! Até então pensava que todas as pessoas no mundo gostavam de batata! E depois o lado difícil, de tirar as pessoas da sua zona de conforto. Principalmente para o meu “sogro”, que só come comida tradicional portuguesa e que rejeita completamente qualquer outro ingrediente que fuja ao que ele considera “comida de verdade”. Apesar de todas as limitações, acho que me tenho saído bastante bem.

Esta aventura tem-me inspirado e feito pensar em receitas simples vegetarianas que agradem a todos, até aos mais novitos. Agora tenho é de tirar um tempinho para as fazer e colocar aqui no blogue. Que acham?

/Xana

Ingredientes: (para 6 taças)

  • 1 chávena de açúcar mascavado ou amarelo
  • 2 chávenas de leite de soja
  • 1 casca de limão
  • 1 pau de canela
  • 3 colheres de sopa de maizena
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 2 chávenas de puré de abóbora cozida

Nota: chávenas de 250ml

Dissolve a farinha maizena num pouco de leite frio até estar completamente sem grumos. Num tacho, mistura muito bem o puré de abóbora com a mistura de leite e farinha maizena. Adiciona o açúcar e mistura tudo. Aos poucos, acrescenta o leite batendo sempre com umas varas. Por fim, acrescenta a casca de limão e o pau de canela. Leva ao lume, mexendo sempre até começar a borbulhar. Logo que comece a engrossar, apagua o lume e retira o pau de canela e a casca de limão. Coloca o leite creme em tacinhas individuais ou numa travessa. Depois de frio e na hora de servir, decora com um pouco de canela em pó.

Print Friendly