Todos os anos, no Outono, familiares e amigos que tem hortas em casa oferecem-nos muitas abóboras. Uma das coisas que fazemos sempre é assar parte dela e reduzir a puré. Congelados em doses individuais e vamos utilizando em batidos, papas, bolos, panquecas, risottos e molhos. Mas tambémm guardamos alguma para fazer pratos como este!
Como podes ver em vídeo, é a coisa mais rápida e fácil de fazer, é super deliciosa e consegue convencer até aos mais “difíceis de agradar”. É nutritiva, muito prática para o dia a dia e fácil de transportar na marmita
Ingredientes (para 3 a 4 pessoas)
- 250gr de massa fusilli
- 170gr de cogumelos
- 400gr de abóbora descascada
- 2 dentes de alho
- 1/2 cebola
- 3 colh. de sopa de azeite
- sal e pimenta
- 2 colh. de sopa de amêndoa laminada torrada
- alecrim fresco a gosto
Numa panela média, coze a massa temperada com um fio de azeite e sal.
Entretanto, leva um wok ao lume com o azeite, a cebola e o alho picados e deixa refogar durante cerca de 5 minutos. Corta a abóbora em cubos e os cogumelos em quatro. De seguida, junta a abóbora ao wok, tempera com sal e pimenta a gosto, mexe ligeiramente e cobre com uma tampa. Deixa cozinhar em lume médio durante 5 minutos.
Junta agora os cogumelos e deixa saltear por mais 5 minutos. É importante ter atenção à consistência da abóbora, que não deve cozer demasiado pois, nesse caso, irá desfazer-se.
Para finalizar o prato junta aos legumes a massa cozida e escorrida, a amêndoa laminada e o alecrim fresco. Envolve tudo muito bem, retifica os temperos, e decora o prato com mais algumas amêndoas laminadas e alecrim.