Sopa de Abóbora e Açafrão

Sopa de Abóbora e Açafrão? Sim, e é deliciosa!

Esta Sopa de Abóbora e Açafrão tem grandes poderes. As especiarias e a sua consistência são realmente saciantes e ajudam-nos a aquecer durante o tempo frio.

Todos os vegetais tem imensas propriedades, basicamente só benefícios, mas destaco aqui o chuchu (que tecnicamente é um fruto!) que é aparentemente desinteressante – serve principalmente para dar textura à sopa – mas que possui muitas vitaminas, cálcio, ferro, magnésio, potássio e fibra.

É um potente antioxidante, estimulador (combate a depressão e a fadiga), ajuda a fortalecer os ossos e pode ajudar a emagrecer, pois é diurético e super baixo em calorias! Muito benefício para uma fruta só, não é verdade?

A abóbora tem propriedades semelhantes ao chuchu e deve a sua cor tão bonita à grande concentração de vitamina A, poderoso antioxidante que ajuda a combater problemas cardiovasculares e de visão, entre outros.

E, por último, o ingrediente-chave desta sopa: o Açafrão-das-Índias. Esta poderosa e deliciosa especiaria tem propriedades que nem toda a gente conhece. É um antioxidante super potente e um anti-inflamatório eficaz e natural, prevenindo doenças cardiovasculares, dos ossos, cerebrais (Alzheimer, depressão, etc.) e já há estudos que indicam que pode prevenir e mesmo tratar (!) o cancro! Também é ótimo para quem pratica muito desporto, porque ajuda a reparar os tecidos e diminui as dores musculares.

Os cominhos também tem propriedades interessantes ao nível do sistema digestivo: melhoram a digestão e diminuem a prisão de ventre e flatulência. São também muito ricos em ferro (bom para quem tem problemas de sangue e anemias!) e aceleram o metabolismo em geral.

Difícil de acreditar em tanta vantagem, não é? 🙂

/Carol.

 

Ingredientes: (5 pratos)

  • 500g de abóbora crua
  • 1 cebola
  • 1 chuchu
  • 1 batata doce média
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 litro de água (ou mais, para uma sopa mais líquida)
  • 2 colheres de sopa de açafrão-das-índias / 2 cm de curcuma fresca
  • 1 colher de sopa de cominhos em pó
  • sal e pimenta preta a gosto

Começa por levar uma panela média ao lume com todos os vegetais cortados em pedaços médios, a curcuma, o azeite e água. Deixa cozer durante 20 minutos até os legumes estarem bem cozidos e prontos para triturar. Tritura tudo com a varinha mágica ou liquidificador. Junta os cominhos em pó e retifica os temperos a gosto.

NOTA: Serve a sopa com o que mais gostares como, por exemplo, sementes de abóbora ou cajus. Também a podes deixar arrefecer e congelar.

Sopa de Abóbora e AçafrãoSopa de Abóbora e AçafrãoSopa de Abóbora e AçafrãoSopa de Abóbora e AçafrãoSopa de Abóbora e AçafrãoSopa de Abóbora e Açafrão

Print Friendly