Quem é que não gosta de ter no frigorífico snacks saudáveis feitinhos em casa? Para além de fãs de bolachas e outros petiscos, sempre adorámos barrinhas de cereais! São super práticas para levar para a faculdade e trabalho para comer ao meio da manhã ou da tarde.

Quando são feitas em casa, não é fácil chegar a uma textura tão compacta e firme como a das barras do supermercado.. bem que tentámos! Foram várias as tentativas para tornar as barras mais sólidas e sem que se desfizessem tanto.

Temos por aqui desportistas? Este é um “boost” perfeito para quem vai treinar, pois é rico em hidratos de carbono, proteína e gorduras saudáveis do amendoim e do óleo de coco o que perfaz uma combinação energética ideal! Sempre que vamos ao ginásio optamos por alimentos não lácteos, que não criem acidez no estômago e leves. Estas barras e as Bolas Energéticas Super Simples e Fáceis são altamente nutritivas e acima de tudo uma perdição (desafiamos-vos a ficar só por uma!!) :p

/Tina

Ingredientes: (aprox. 27 barrinhas)

  • 200 gr de amendoins torrados
  • 400 gr de aveia grossa
  • 170 gr tâmaras
  • 140 gr de manteiga de amendoim
  • 150 gr de xarope de arroz ou mel
  • 6 colh. de sopa de óleo de coco
  • 30 gr de chocolate negro

Demolha as tâmaras durante 20 minutos numa taça com água morna.

Num processador adiciona as tâmaras(escorridas e espremidas), o mel, o óleo de coco, a manteiga de amendoim e tritura até formar uma pasta uniforme.

Numa taça grande junta a aveia e os amendoins (picados grosseiramente) com a pasta de tâmaras e mistura vigorosamente com uma espátula ou com as mãos até estar tudo bem envolvido.

Verte a mistura para um tabuleiro (22 x 27 cm)  forrado com papel vegetal. Pressiona a massa com as mãos até estar bem espalhada e comprimida.

Finalmente, numa taça pequena, derrete o chocolate e coloca por cima das barras com uma colher. Leva ao congelador durante meia hora para solidificar.

Após a meia hora, retira o tabuleiro e corta a massa de forma a obter barras retangulares.

As barras devem estar sempre em contacto com o frio para permanecerem firmes.

Nota: Esta barras podem ser congeladas.

Print Friendly