Voltar à rotina - myintegralis

Setembro é o mês do “recomeçar”. Recomeçar as aulas, o trabalho, o ginásio e, assim, voltar à rotina. Para alguns, pode ser sinónimo de criatividade e energia, para outros, irritabilidade e frustração. Qualquer que seja o vosso caso, é sempre necessária alguma adaptação. Voltar à rotina não é fácil e, por vezes, demora a arrancar. O trânsito, os horários, preparar marmitas, levar os miúdos à escola,,.. que chatice! É importante lembrar que esta é uma fase passageira e que faz parte do “recomeçar”. Para facilitar o arranque deste mês, é importante descomplicar. Sobretudo a nível de rotinas, refeições e bem-estar.

O que ter em conta para voltar à rotina?

Sono

Começamos pelo sono. Os nossos hábitos de sono interferem diretamente com o nosso bem-estar físico e psicológico. Uma boa noite de sono equivale a anos de saúde, não é verdade? Então, o mais importante é criar hábitos. Sabiam que o nosso cérebro se regenera mais eficazmente entre as 23h e as 2h da manhã? Pois é, é durante este período que as nossas funções cognitivas, de memória e de processamento de informação se regeneram. Além disso, é quando apanhamos o “boom” da melatonina, a hormona do sono, e somos facilmente embalados por ela. No entanto, isto só acontece se desligarmos os ecrãs do telemóvel e da televisão. Que tal aproveitar estas dicas, deitar cedo e agarrar um bom livro? Lembrem-se que o bónus é paciência e boa disposição!

Atividade física

Exercitar é também muito importante. Não é tão bom ter uma atividade onde podemos descarregar? O corpo relaxa, respira e ganha mais energia. Basta encontrar uma atividade que nos dê prazer e se coadune com as nossas rotinas.

Relaxar

Outra dica importante é aprender a relaxar. Isto pode parecer um cliché, mas faz toda a diferença no nosso dia-a-dia. Quando respiramos profundamente, ganhamos mais energia, estofo e resiliência para lidar com as adversidades. O corpo acalma e a mente também. Existem duas aplicações que contribuem para o processo de repor energias: Calm e Headspace. Inspirem, expirem e não pirem. Se não são fãs de meditar, lembrem-se que um banho de imersão faz milagres. Juntem sais de magnésio, uma música de fundo e aproveitem.

Alimentação

Um assunto que também importa abordar é a preparação de refeições. Nesta fase de arranque, sabemos que pode falhar esta gestão. Organizar marmitas, lanches, cozinhar para famílias numerosas, ter em conta gostos e idades diferentes… não é fácil. E, como nem sempre existe criatividade e imaginação, simplificar deve ser a palavra de ordem. Um conceito interessante e que tem estado na “moda” é o “meal prep”. O “meal prep” consiste num momento de preparo de refeições, geralmente ao domingo, em que se organizam várias marmitas para a semana. A ideia é ter uma despensa previamente organizada e recheada com os alimentos que vamos consumir no dia-a-dia. Ao pensarmos na lista de compras antecipadamente, o “meal prep” passa a ser muito mais fácil. Nesse dia, basta combinar os ingredientes que temos em casa, sejam eles carne/peixe/ovos, legumes e hortaliças, laticínios, cereais e tubérculos, fruta da época, sementes e oleaginosas e criar refeições nutritivas. A dificuldade, por vezes, está precisamente em “combinar” mas é muito simples: se pensarmos que o prato deve ser maioritariamente verde, basta incluir uma fonte de proteína e de hidratos de carbono e voit la!

Nesta altura, poderá ser, também, importante suplementar. A verdade é que não temos oito braços e, por vezes, ficamos exaustos a tentar fazer tudo. Para alguns, pode ser mais difícil “recomeçar”. Se se sentem com falta de energia, disposição ou foco, lembrem-se que podem contrariar a fadiga física e mental com estas dicas e através de suplementos à base de magnésio, ómega-3 e ginseng.

 

Concluindo… tal como vocês, nós também temos famílias, carreiras e casas para cuidar. E a verdade é que estas rotinas de bem-estar nos ajudam a descomprimir e a ter mais espaço mental para o que é importante. Sintam-se convidados a experimentar estas dicas e a partilhar connosco os benefícios!

Print Friendly, PDF & Email