Consultoria Alimentar - myintegralis

Atualmente, mais de metade da população portuguesa sofre de excesso de peso ou obesidade. Estes fatores devem-se essencialmente ao estilo de vida, sedentarismo e hábitos alimentares. Segundo o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), cerca de 53% dos portugueses consome poucas frutas e hortaliças, 41% bebe refrigerantes diariamente, 77% abusa no consumo de sal e 88% revela fraca adesão à dieta mediterrânea. Estes números sugerem que a maior parte dos portugueses tem uma alimentação rica em carnes, gorduras e produtos industrializados.

Estes números não só são alarmantes como representam uma diminuição da qualidade de vida. Segundo o PNPAS, 15,8% do número de anos perdidos de vida saudável deve-se aos hábitos alimentares inadequados.

Segundo a Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, o cenário alimentar em Portugal é “catastrófico” e está a colocar em causa a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde. A maioria das doenças crónicas está diretamente relacionada com os hábitos alimentares dos portugueses. Em causa estão os grupos com menor escolaridade, menor nível sociocultural e económico que, por terem menor literacia alimentar, acabam por fazer más escolhas. Quem tem mais escolaridade, alimenta-se melhor e, consequentemente, tem mais saúde.

É devido a este cenário que existe uma crescente procura pela alteração dos hábitos alimentares. Seja por motivos de saúde, de bem-estar, éticos ou de sustentabilidade ambiental, as pessoas procuram novas opções. Têm sido frequentes as campanhas de promoção para a alimentação saudável no trabalho, nas escolas e no Sistema Nacional de Saúde, assim como para ajudar a preservar o Planeta. A “tendência verde” é cada vez maior e tem sido representada pela adesão à alimentação vegetariana/vegana, assim como à adoção de comportamentos sustentáveis.

O myintegralis entra aqui com uma missão: a de ajudar qualquer pessoa que pretenda alterar os seus hábitos alimentares, de forma responsável, natural e consciente.

Consultoria alimentar: o que é?

O serviço de Consultoria particular, consiste num acompanhamento de oito semanas, focado na alimentação. Destina-se a todas as pessoas que queiram fazer a transição para uma alimentação mais vegetal, natural e sustentável ou simplesmente a adoção de um estilo de vida mais saudável, focado nos objetivos pessoais.

O programa inclui uma triagem inicial gratuita, para entender os objetivos e intenções do cliente. É um serviço dinâmico, que envolve o estudo das necessidades e objetivos individuais, aconselhamento alimentar, uma ida ao supermercado, interpretação de rótulos alimentares, planeamento de refeições, workshops de cozinha e acompanhamento semanal personalizado. O objetivo deste acompanhamento é facilitar esta fase de transição e criar uma maior proximidade com o cliente.  Este processo é apoiado por um profissional de nutrição, de forma a garantir uma mudança de hábitos alimentares saudável, livre de desequilíbrios e carências nutricionais.

No final, pretende-se que a pessoa seja capaz de ser autónoma na cozinha, nas suas escolhas alimentares, na organização semanal de refeições, assim como, aplicar novas técnicas de confeção, reduzir o desperdício alimentar e atingir o seu objetivo.

 

Para mais informações sobre o serviço, ou para iniciar o processo de reeducação alimentar, envie-nos uma mensagem.

Print Friendly, PDF & Email