hambúrgueres de feijão preto

Hambúrgueres de Feijão Preto fáceis, deliciosos e ótimos para levar na marmita!

Conhecem aquela sensação de querer ter tempo para coisas das quais gostamos muito, mas a rotina decide complicar os planos? Em fevereiro comecei o meu estágio curricular na área de marketing digital e estou feliz por isso. Na verdade, há algum tempo que esperava por este momento. É a última fase do curso e nem acredito que só faltam 3 meses para terminar! No entanto, o facto de ter agora uma rotina muito mais preenchida e passar o dia todo fora de casa, implica ter que deixar de lado outras atividades.

As minhas irmãs trabalham, e eu agora também. Desde o mês passado que tem sido muito complicado manter o blogue, no que diz respeito à regularidade das publicações. Há semanas em que simplesmente não conseguimos testar receitas, fotografar e tantas outras coisas que uma simples publicação implica, mas que quem está “do lado de lá” não vê. Tem sido complicado fazer esta gestão, ainda por cima quando cada uma tem a sua vida e nem sempre é fácil estarmos juntas.

No entanto, aliado à (muita) organização, está a nossa motivação, esforço e a força de acreditar neste projeto. Devemos lutar sempre por aquilo que gostamos e que nos completa. Acho que a vida não faria sentido se fosse de outra forma, não é? E é isto que nos faz verdadeiramente feliz.

Bem, e com isto das novas rotinas, tenho aproveitado os domingos para preparar as refeições da semana. Sinceramente, quando se chega a casa cansada de um dia de trabalho, a criatividade para cozinhar não está no seu melhor. Não há nada como ter refeições saudáveis e nutritivas preparadinhas. Uma das coisas que tenho feito muito ultimamente são hambúrgueres. Super prático para congelar e ir comendo ao longo da semana.

Estes hambúrgueres de feijão preto são deliciosos!! Experimentem e depois digam-nos o que acharam!

Um beijinho com carinho,

/Tina.

 

Ingredientes: (para cerca de 9 unidades)

  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 pimento verde ou vermelho
  • 1 folha de louro
  • 2 c. de sopa de azeite extra virgem
  • 1 chávena/80g de flocos finos de aveia
  • 2 chávenas/380g de feijão preto pré-cozido
  • 1 ovo ou 1 ovo de linhaça (1 colher de sopa de linhaça moída + 3 colheres de sopa de água morna – deixar repousar 10 minutos)
  • 1 punhado de coentros
  • Sal e pimenta a gosto

Começa por picar finamente a cebola, o alho e o pimento. Coloca numa frigideira antiaderente o azeite e o louro, junta a cebola, o alho e o pimento picados e salteia até ficarem translúcidos. Tempera com sal e pimenta.

Numa taça, esmaga o feijão preto com um garfo até ficar em papa. Atenção, não esmagues demasiado – os hambúrgueres sabem melhor quando tem alguns pedaços de feijão ainda intactos.

De seguida, junta ao feijão o preparado da frigideira (sem o louro!), a aveia, os coentros grosseiramente picados e o ovo. Mistura e envolve tudo muito bem.

Cobre a taça com um pano e deixa repousar no frigorífico durante, pelo menos, meia hora.

Com as mãos húmidas, forma pequenos hambúrgueres e grelha numa frigideira antiaderente untada com azeite, durante aproximadamente 3 minutos de cada lado, até ficarem tostadinhos.

hambúrgueres de feijão pretohambúrgueres de feijão pretohambúrgueres de feijão pretohambúrgueres de feijão preto

 

Print Friendly, PDF & Email