tofu com broa no forno

E chegou a época da Páscoa! Para este ano sugerimos este delicioso Tofu com Broa no forno!

Porque é que nos lembramos de fazer este prato? Porque na altura em que ainda não tínhamos optado por uma alimentação vegetariana, um dos pratos que todas gostávamos de comer era o tradicional bacalhau com broa. Agora, decidimos recriar e adaptar este prato para a nossa versão de “Tofu com Broa no forno”, e é um sucesso. É mesmo muito bom!

Confesso que tive de me controlar a fazer este prato. Desde que me lembro, sou fã de azeite, ao ponto de adorar aqueles pratos “a nadar” em azeite, sabem? Claro que no dia-a-dia tento não abusar pois, apesar de ser uma gordura saudável, continua a ser uma gordura e, como qualquer gordura, não deve ser ingerida em excesso.

Infelizmente, este ano não vai ser o nosso prato do almoço de Páscoa pois, desde o ano passado, a nossa família decidiu mudar a tradição. Normalmente, a família juntava-se toda em casa dos meus pais e lá nos esperava uma mesa bem cheia de maravilhas. A tradição teve de mudar porque a família está a crescer, somos cada vez mais, ao ponto de já não cabermos todos na mesa. Apesar da tradição ter mudado, ninguém pode dizer que não é por uma boa razão!

A nossa solução para continuarmos todos juntinhos passou por começar a marcar o almoço do dia de Páscoa em restaurantes e, este ano, vai ser num bem giro com vista para um lago!

Confesso que não sou nada religiosa, mas adoro estas festas. Porquê? Porque envolvem família, e há melhor coisa que família? Para mim, não há.

Uma feliz Páscoa a todos e… não abusem nas amêndoas!! 🙂

beijinhos,

/Xana

 

Ingredientes: (para 5 a 6 porções)

  • 2 cebolas
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 1 kg de batata para assar (pequenas)
  • 500 gr de tofu fresco
  • 250 gr de broa de milho
  • q.b. de salsa
  • q.b de alho em pó
  • q.b de pimenta preta
  • q.b de sal fino

Pré-aquece o forno a 220ºC.

Começa por lavar bem as batatas sem retirar a pele. Corta-as em quartos e distribui num tabuleiro com 4 colheres de sopa de azeite. Tempera com sal fino e leva ao forno durante 30 minutos.

Entretanto, corta as cebolas em meia lua. Coloca a cebola cortada numa frigideira, com uma colher de sopa de azeite e leva ao lume. Deixa refogar até as cebolas estarem translúcidas. Retira do lume e reserva.

Esfarela o tofu e a broa com as mãos e coloca o preparado numa taça. Tempera com sal fino, pimenta preta, alho em pó e salsa. Junta uma colher de sopa de azeite e envolve tudo muito bem.

Retira as batatas do forno e, com uma colher, separa-as de forma a deixar um espaço no meio do tabuleiro. De seguida, distribui nesse espaço entre as batatas o preparado de tofu e broa.

Por fim, coloca no topo do tabuleiro as cebolas e salsa para dar vida ao prato.

Leva ao forno mais 15 minutos, até a broa ficar dourada. Está prontinho!

Nota: A quantidade de azeite deve ser adaptada a cada pessoa. Se quiseres podes acrescentar um bocadinho mais para que o prato fique ainda mais delicioso!

 

tofu com broa no fornotofu com broa no forno tofu com broa no forno

Print Friendly, PDF & Email