Kombucha: o que é?

kombucha-alimentos-fermentados

Kombucha, um produto fermentado cada vez mais apreciado!

Certamente que o termo “Kombucha” não te é estranho. A verdade é que os alimentos fermentados no geral são cada vez mais conhecidos, e a curiosidade à sua volta e a vontade em experimentar é grande, pelos benefícios associados ao seu consumo.

O que é a Kombucha?

Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chá preto ou verde, usando um SCOBY. O SCOBY, sigla que traduz “Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeasts” é a chamada colónia-mãe, uma colónia de leveduras e bactérias que vivem em simbiose numa estrutura visível (disco de celulose), que elas mesmas formam, muito semelhante a uma colónia-mãe do vinagre.

Ao adoçarmos o chá, ocorre fermentação, onde a cultura de bactérias e leveduras consome o açúcar e as propriedades do chá, como a teína, e o transforma numa nova bebida com efeitos benéficos sobretudo ao nível da saúde intestinal.

Benefícios da Kombucha

Apesar de ainda não existirem muitas conclusões científicas relacionadas com os benefícios da kombucha, já existe alguma pesquisa e consenso em torno de algumas caraterísticas interessantes.

Sabe-se que a kombucha é um probiótico natural e, por isso, tem mostrado ser uma ajuda na digestão, pelas enzimas presentes. Contribui, também, para o equilíbrio da flora intestinal e atua como um poderoso agente antibacteriano. Embora a kombucha contenha bactérias, estas não são bactérias patogénicas nocivas, pelo contrário, são do tipo benéfico e competem com bactérias patogénicas “más” no intestino e no trato digestivo.

Existem também benefícios associados à desintoxicação do fígado, derivado das suas propriedades antioxidantes, à regulação do colesterol e diabetes, e à saúde no geral.

Estes são alguns exemplos de consequências muito sentidas por quem consome alimentos fermentados, nomeadamente kombucha. Relativamente ao sabor, é uma bebida muito versátil, que pode ser combinada e aromatizada com diversos ingredientes, como o gengibre, limão, frutos vermelhos, baunilha, laranja, entre muitos outros. Por ser naturalmente gaseificada, através do efeito da fermentação, é um substituto natural e saudável aos sumos e refrigerantes.

*artigo desenvolvido em parceria com Fermentamente

pt_PTPortuguês