Para mim, o Pudim de Chia acaba por ser uma versão mais fresca das papas de aveia mornas (claro que a versão mais fiel são as papas de aveia frias!). Este é o pequeno-almoço ideal para quem não consegue acordar cedo de manhã para preparar um manjar matinal, mas quer fazer opções super nutritivas e saudáveis na mesma.

As sementes de chia são dos alimentos mais nutritivos, completos e poderosos que existem. Era o alimento preferido dos Maias e Aztecas (povos que habitavam a América Central e do Sul na Antiguidade). A palavra “chia” significa “força” no antigo dialecto maia, e era utilizado como alimento para preparar o corpo para a guerra! Só isto já tem o seu quê de fator “wow”!

Tem montes de nutrientes, inclusive fibra, proteínas, zinco, magnésio, vitamina B, potássio, etc etc etc… Tem também imensas gorduras “boas” e é rico em ómega-3 – logo previne todo o tipo de doenças metabólicas. A grande quantidade de fibra também pode ajudar a quem quer perder peso pois diminui a fome ao longo do dia.

O melhor é que, para além de ser super simples e rápido de fazer, é uma opção muito versátil. Podes adicionar os toppings que mais gostares, como fruta, granola, manteigas de nozes, etc.

Cá em casa optamos muitas vezes por este tipo de pequeno-almoços, sobretudo nesta altura, quando o tempo fica mais quente e já só apetece acordar com algo fresco e delicioso! 🙂

/Tina

Ingredientes: (1-2 porções)

  • 250 ml / 1 chávena de bebida vegetal (usámos de amêndoa)
  • 3 colheres de sopa de sementes de chia
  • 90 gr / 1 iogurte natural biológico ou vegetal
  • 1 colher de sopa de mel ou xarope de arroz

Envolve, com a ajuda de uma colher, todos os ingredientes num frasco e deixa repousar por 1 minuto.

De seguida mistura mais umas vezes nos 5 minutos seguintes, de forma a não correr o risco da chia ficar concentrada no fundo do frasco.

Coloca o frasco no frigorífico, de um dia para o outro ou durante 4 horas no mínimo, e, quando fores preparar a tua refeição, junta o que mais gostares. No nosso caso, juntámos morangos, cerejas, mirtilos e amoras!

PS.: Domingo iremos dar um workshop com o tema “Cozinha Vegetariana” no espaço Colher de Chá em Ovar. Vamos fazer um menu fresquinho, saboroso e leve para o Verão. Se estiverem interessados, mandem mensagem ou inscrevam-se através do email geral@colherdecha.pt 🙂

Print Friendly